Museu Po.ro.s., Portugal

Arqueóloga Cris Amarante no Museu Po.ro.s., Portugal

Hoje te convidamos a conhecer o Museu Po.ro.s: Museu Portugal Romano em Sicó. Vamos juntos?

O Museu Po.ro.s fica só a 3 quilômetros das Ruínas Romanas de Conimbriga. Eu recomendo que você primeiro visite as Ruínas e depois venha ao Po.ro.s., pois o museu amplia o conhecimento adquirido nas Ruínas. 

Ele apresenta recursos visuais, auditivos e de informática bastante interativos, além de oferecer uma experiência que engloba os 5 sentidos. Logo no início uma romana começa a nos conduzir no espaço, e somos até apresentados aos Imperadores Romanos. E depois, você entra em um maravilhoso, incrível túnel  do tempo.

Há um espaço chamado Sala da Guerra. Nela, o visitante se sente como que em uma “tartaruga romana”, que é uma antiga tática romana de guerra: vários soldados juntos com seus escudos formam uma figura no formato de uma tartaruga. 

Uma das atrações mais interessantes do museu: através de recursos tecnológicos de realidade virtual, é possível o visitante vestir um soldado romano! Ele escolhe a couraça, a bota, o capacete, o escudo, a espada…

No Po.ro.s , há também a seção das Ruínas de Conimbriga, com reprodução de artefatos e muitas explicações sobre o assunto. Por isso, reforçamos que é interessante visitar as Ruínas primeiro: porque no museu, você revisará o aprendizado das Ruínas, mas de uma forma mais didática e organizada.

Há até uma seção sobre a vida íntima dos romanos – muito peculiar e curioso! Os homens e mulheres eram muito liberais sexualmente; não existiam preconceitos sexuais. E o museu criou um recurso tecnológico para simular uma “espiada”: o visitante olha em um buraco de fechadura para ver cenas sexuais. Era muito comum que nas casas tivessem mosaicos e painéis pintados à mão com cenas de pessoas fazendo sexo em diferentes posições. 

Uma das partes mais impressionantes do museu é a reprodução do espaço de uma terma. Incrível como os romanos e romanas levavam ao pé da letra a ideia “mente sã, corpo são”. Quando você olha as ruínas de uma terma, vê um monte de “pedrinhas” e fala: “Não tô entendendo nada!” Mas no museu você fala: “Aaahh! Era assim uma terma! Então aquele monte de “pedrinha” junta-se como um “lego” na cabeça do visitante e passa a fazer todo sentido. As termas romanas tinham água quente, água fria, água morna, vapor… E pensar que isso tudo foi feito 2 mil anos atrás com uma tecnologia extremamente avançada para a época!

 

Aqui encerra nossa “visita” ao Museu Po.ro.s;. espero que você tenha gostado bastante! Claro que não falamos tudo que há no museu, mas esperamos ter despertado em você o desejo de conhecê-lo! Leia também o artigo sobre as Ruínas Romanas de Conimbriga e o sobre o Museu Monográfico de Conimbriga, e você terá uma tríade completa. Até o próximo artigo!

 

Texto: Cris Amarante & Débora Blair

Foto no topo: Arqueóloga Cris Amarante no Museu Po.ro.s., Portugal

Arqueóloga Cris Amarante no Museu Po.ro.s., em Portugal
Arqueóloga Cris Amarante no Museu Po.ro.s., em Portugal

6 Comments

  1. Catalina Zuazo

    You are so awesome! I don’t think I’ve truly read through something like that before. So good to discover somebody with unique thoughts on this topic. Really.. many thanks for starting this up. This web site is one thing that is required on the web, someone with a bit of originality!

    1. Administrador

      Thank you for your comment! I’m glad I’m inspiring you. You’re very welcome in my blog!

  2. Anônimo

    天有不测,及时享乐!

    1. Administrador

      Thank you for your comment! I’m glad you’re enjoying my posts!

  3. 金万达

    Today a reader,tomorrow a leader!

    1. Administrador

      Thank you for your comment! I’m glad you’re enjoying my posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *