A Arqueologia se parece mais com a História ou a Antropologia?

A Arqueologia se parece mais com a História ou a Antropologia?

Sabemos que estas três ciências têm muito em comum. E mais que isso, sabemos que a primeira tem fortes relações interdependentes com as outras duas. Mas, afinal de contas, a arqueologia se parece mais com a história ou com a antropologia?

Quando a arqueologia nasceu na Europa no fim do século XVIII e início do século XIX, ela se parecia mais com a história, pois a ideia era reconstruir o passado valendo-se de uma sequência cronológica. Naquela época não existiam datações precisas como existem hoje. Porém, já haviam algumas metodologias como, por exemplo, análise da tipologia da peça, onde era verificado se ela era mais simples ou mais sofisticada (entre muitas outras coisas). Hoje em dia, esse método é criticado pelo seguinte motivo: os cientistas não conseguem saber com exatidão se os povos da época em questão realmente confeccionaram uma peça simples antes de uma peça elaborada.

Tempos depois, com a expansão da arqueologia nos Estados Unidos, ela foi se aproximando bastante da antropologia e tornando-se mais técnica. Isso significa que passou a existir uma necessidade de quantificar as coisas. Por exemplo: se uma determinada comunidade usava conchas, quantas conchas encontramos? A partir disso, conseguimos descobrir quantos indivíduos viviam naquela comunidade? Essa atribuição técnica deixou a arqueologia com mais aspecto de ciência. Contudo, com tanta preocupação com números, a arqueologia acabou perdendo um pouco a aproximação com o cotidiano para realmente entender aquele contexto.

Hoje em dia, a arqueologia engloba aspectos de ambas a história e a antropologia. As duas se preocupam em entender o contexto ao mesmo tempo em que visam construir uma cronologia; principalmente agora, que temos métodos de datação mais eficazes e precisos.

Além disso, atualmente a arqueologia relaciona-se também bastante com a etnografia: a ciência que busca entender o modo de vida das sociedades no presente e como elas se relacionam com seus locais. 

 

Voltando ao questionamento inicial. Em vez de indagarmos “A arqueologia se parece mais com a história ou antropologia”, talvez uma boa pergunta seja: “Como a arqueologia, a história e a antropologia se relacionam?”.

 

Texto: Cris Amarante & Débora Blair

Imagem no topo: Acrópolis, Grécia. Fotógrafo: Christo Anestev. Fonte: Pixabay.  

A Arqueologia se parece mais com a História ou a Antropologia?
Petra, Jordânia. Image by ChiemSeherin from Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *