O que é Arqueologia?

Do you know what is Archeology? Read this article and find out!

Arqueologia é uma ciência que se parece muito com a história. A diferença básica entre uma e outra é que os historiadores pesquisam o passado estudando fontes escritas, como livros, documentos e cartas. O arqueólogo reconstrói o passado também; um passado às vezes muito distante, às vezes mais recente. Porém, ao invés de utilizar somente fontes escritas, ele também usa como objeto de estudo os vestígios materiais, também chamados de artefatos ou objetos arqueológicos – ou seja, os restos que essas pessoas deixaram.

Ao estudar os sítios arqueológicos, o arqueólogo encontra vestígios (objetos) diferentes de acordo com cada período de tempo. Se ele está estudando pessoas da pré-história, ele encontrará pedra lascada no sítio arqueológico; no caso de estudo dos indígenas, os objetos serão cerâmicas (Arqueologia Pré-Histórica); já os povos do período colonial deixaram faianças em seus sítios (Arqueologia Histórica). Enfim, cada local apresenta um vestígio diferente para ser estudado.

O principal instrumento da arqueologia é a escavação. Por meio dela, os arqueólogos retiram camadas de terra de determinado terreno continuamente, registrando e fotografando tudo muito bem. Afinal de contas, o registro arqueológico ao ser escavado também é destruído.

Os arqueólogos recorrem aos livros assim como os historiadores; buscam o conhecimento que foi obtido por outras pessoas que pesquisaram a mesma área. Neste processo, várias ciências se interligam para entender um ambiente do passado. A Física, tentando identificar a idade; a Biologia, desvendando a relação que essas pessoas tinham com os animais; a Geografia, investigando a paisagem… Enfim, a Arqueologia é uma ciência interdisciplinar.

 

Em resumo, a Arqueologia constitui uma ciência que estuda, sobretudo, pessoas. Pessoas por meio dos seus objetos deixados ao longo do tempo.

 

Texto: Cris Amarante & Débora Blair

Foto no topo: arqueóloga Cris Amarante no Sítio Rupestre Lapa do Gentil, cidade de Cafarnaum, Bahia.

Você sabe o que é Arqueologia? Entenda mais sobre esta ciência fascinante!
Arqueóloga Cris Amarante no sítio arqueológico da Serra da Capivara, cidade de São Raimundo Nonato, Piauí.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *